Português Inglês

Carie… ! Pq eu?? !

foto-3
Quase todo dia, um dos pacientes me diz :
Poxa Dra, eu escovo 3 vezes ao dia, super bem escovado, passo o fio toda noite,  faço bochecho com flúor e seeempre tenho carie. O que que ta acontecendo??” .
O contrario tambem acontece …
“Não tenho nenhum carie, mas odeio o fio, tenho preguiça de escovar e tem séculos que não vou ao dentista . Sou sortudo ne? “
Então… vamos lá …
Primeiro, não é questão de sorte ….
Para termos carie, precisamos ter : O DENTE / O ALIMENTO / A BACTERIA  , que vão ser altamente influenciados pelos fatores TEMPO , QUANTIDADE  e  SALIVA
Então vai funcionar mais ou menos assim :
Comemos —> restos alimentares ficam depositados sobre os dentes —> as bacterias (Streptococcus Mutaes ) se alimentam destes restos alimentares —> isto gera a produção de ácidos –> esses ácidos “corroem”  o cálcio (parte mineral) do dente –> a cavidade esta formada .
Ok, beleza. Esse processo acontece com todo mundo porque todos comemos ! Entao pq eu?????
Ai entra entao o fator SALIVA.
A Saliva, ira variar quanto a quantidade e a qualidade.
Existem salivas com o ph mais baixo —- > estas pessoas terão mais facilidade de ter carie
Existem salivas com ph mais alto , mais alcalino –> estas pessoas terão uma melhor defesa contra a doença carie.
Quanto mais saliva, melhor também ! A saliva é nosso defensor natural, é quem ta lá o tempo todo tomando conta dos nossos dentinhos .
Depois, vem um fator extremamente importante : TEMPO E QUANTIDADE.
Uma pessoa que pela manha come uma barra inteira de chocolate de 1 kg , de uma vez, tem menos chance de ter carie do quem come essa barra aos pouquinhos … E a cada 2 horas vai la e da uma mordidinha…
PQ? Pq se você come a barra de chocolate de uma vez, voce ira fazer uma altissima ingestão de acucar, o pH da saliva ira la pra baixo, mas em questão de 1 hora, a saliva consegue recuperar novamente o ph bucal .
Agora, se a cada 2 hrs você da uma mordidinha na barra e come bem aos pouquinhos, a cada 2 horas, seu ph baixa e sua saliva tem que rebolar para elevar o ph … Na 3a ou 4a vez que a saliva tem que fazer este trabalho, ela desisti … e ai, o meio fica super acido favorecendo a carie.
O Papel da escovação : A escovação vai desorganizar esses restos alimentares, vai desorganizar o que chamamos de placa. Pq quanto mais tempo a placa permanecer no mesmo lugar, mais tempo tem para as bactérias agirem e realizarem a decomposição do mesmo.
Então, para evitar problemas:
– De atencao a sua escovacao : Coloque sua energia ali quando estiver escovando. ‘E muito comum, escovarmos os dentes enquanto fazemos outra coisa, ou quando estamos com pressa para sair. Tente colocar seu foco ali, naquele momento. Pensar que as cerdas da escova devem passar em cada cantinho, desorganizando, baguncando tudo que pode estar escondidinho.
Dica de alimentos que ajudam a tornar o pH da nossa saliva mais alcalino : As frutas frescas e secas, as sementes (cruas e germinadas), as raízes, os legumes e as hortaliças (principalmente os orgânicos) quando ingeridos crus – por seu elevado teor de sais minerais, vitalidade, água e fibras – são exatamente os alimentos mais alcalinizantes à nossa disposição. ( FOnte: MisturaViva)
foto-2

No Comments Yet.

Leave a Comment